Nós somos legião!

Hoje me deparei com o seguinte vídeo:

Em geral, eu não gosto dos vídeos desse canal aí. Esse cara é um belo de um reacionário, e muitos vídeos tem uma carga religiosa bem forte, além de ser de direita (perdoem-me por eventuais ad hominem). Mas alguns vídeos dele são excelentes, e este que postei é um bom exemplo.

Não ligo muito para o fato do Facebook estar vendendo minhas informações, eu já as disponibilizei mesmo e continuo expondo o tempo todo: em atualizações no próprio Facebook, no meu Twitter, neste blog, comentando em outros blogs e no Youtube… fora o que eu já falo no “mundo real”! Mas o que venho aqui fazer é constatar um fato que talvez este vlogueiro não tenha reparado.

É verdade, a mídia tradicional rechaçou o Assange, mostrou [ou pelo menos tentou mostrar em um primeiro momento] como um vilão, ridicularizou. Mas nosso tempo tem um diferencial: a internet. Essa ferramenta permite muito mais que o tráfego de pornô, fotos de gatinhos, trollagem e games online. Ela dá voz para qualquer pessoa. Um cara qualquer pode chegar qualquer dia, ligar a câmera, começar a falar, fazer algo interessante e ficar famoso sozinho, só no boca-a-boca. Quem antes era a “massa muda” agora pode expor suas ideias, convencer pessoas, encontrar quem pensa igual, se unir, organizar, movimentar. Resultado: nós não engolimos o que a mídia falou. Para a esmagadora maioria na internet, Julian Assange foi um herói. Até os formadores de opinião tradicionais tiveram que reconhecer isso.

Lembremos da famosa distopia de George Orwell, o livro 1984. Nele, a tecnologia tinha um papel importantíssimo para formar uma ditadura, onde a história (e assim, a memória de todos) era modificada a qualquer hora pelos dirigentes, as pessoas eram vigiadas o tempo todo. Felizmente essa previsão não se concretizou, pelo contrário: a tecnologia tem um papel essencial para DERRUBAR ditaduras. O Twitter serviu para mobilizar protestos no Irã, atrair atenção e apoio da comunidade internacional para o Egito e a Líbia. E isso é só o começo.

Conhecem o Avaaz? É um site de mobilização da sociedade civil, onde pessoas criam abaixo-assinados e divulgam na internet. A mais recente vitória foi conseguir vetar uma lei em Uganda que puniria a homossexualidade com a morte. Também pressionaram pela libertação da iraniana Sakineh Ashtiani e de Julian Assange. Existem outros sites similares, como o Causes. Outro exemplo da voz do povo pela internet é a campanha Eu Voto Distrital, mas isso não vem muito ao caso agora… (A propósito, apoiei e apóio tanto o Avaaz quanto o voto distrital.)

Esse é o nosso momento. Não vamos nos calar, não vamos ouvir aqueles que tentam impor qualquer coisa sobre nós. Este já é um caminho sem volta, mais um triunfo da humanidade contra a tirania e o obscurantismo. Nenhum de nós é mais forte que todos nós juntos!

Marcado:, , , , , ,

2 pensamentos sobre “Nós somos legião!

  1. Júlio Nave maio 20, 2011 às 18:30 Reply

    Google já esconde alguns resultados de busca usando os mesmos mecanismos usados na China, Sarkozy convocando G8 pra propor uma “regulação da rede”, tentativas de implementar a lei Azeredo aki no Brasil… os exemplos são muitos, e é assim, de pouquinho em pouquinho, que vamos perdendo nossa liberdade na rede. Esse método dos poderosos parece ser eficiente e muito perigoso para nós, pq é lento, gradual e não percebemos q está acontecendo. Pelo jeito o único jeito de combater é estar sempre alerta e divulgar o máximo possível essas filadaputagem!

    • hollowfang maio 20, 2011 às 18:59 Reply

      Pois é, coisa ruim sempre tem… mas deixa que Anonymous resolve isso! Falou tudo, o jeito é estar sempre alerta e divulgar. Principalmente para os hackers.
      Se eles tentarem fechar o cerco sobre a internet, acho que vai acontecer o que acontece com a indústria fonográfica: uma guerra onde os “malvados” sempre perdem. Amazon, Visa e MasterCard que o digam com aquela putaria do WikiLeaks!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: