O dogma antiantiantidogma

No meu post anterior eu deixei um gancho para o seguinte assunto: ideias indiscutíveis. Este post vai ser rápido, não tem muito o que falar sobre isso.

Fala-se muito de ideias indiscutíveis, mas isso em si é uma ideia furada. O método científico, que proporcionou todos os grandes avanços da humanidade, se baseia no princípio de que nenhuma ideia está imune a um ataque. Não existem verdades absolutas colocadas em um pedestal. Todas elas devem ser testadas exaustivamente, e as que sobreviverem são aceitas como verdade. E mesmo verdades estabelecidas há muito tempo ainda podem ser desconstruídas se houverem evidências suficientes.


Alguém pode dizer (e já disse para mim, inclusive) que certos conceitos são indiscutíveis porque qualquer um que tenta falar algo contra é ridicularizado. Por exemplo, a igualdade de raças. Bom, aí podem ocorrer dois fenômenos distintos.

O primeiro e felizmente mais comum é que o conceito possui uma quantidade tão grande de evidências a favor e nenhuma razoável contra que se torna uma verdade absoluta de facto. Não existe como argumentar de forma razoável contra esse conceito. Quem argumenta contra geralmente está usando argumentos falhos, e para isso só existem duas possibilidades: desonestidade intelectual ou ignorância. E uma pessoa dessas não pode ser levada a sério no meio científico.

O segundo é mais preocupante. Pode ser que a própria comunidade científica esteja ficando dogmática a respeito de um certo ponto. E o que isso significa? Que esta é composta por humanos, sujeitos ao erro. Devemos nos conformar com isso? Não! Assim como qualquer outro erro, este deve ser constatado e corrigido. E já cheguei a ouvir o absurdo de que isso significa que “a ciência não é lá essas coisas”. Não não, isso significa que a HUMANIDADE “não é lá essas coisas”. E não é mesmo, ninguém é perfeito.

Marcado:, , , ,

2 pensamentos sobre “O dogma antiantiantidogma

  1. […] VEJA O POST SEGUINTE AQUI!!! […]

  2. Ana Paula Soares julho 13, 2011 às 14:30 Reply

    Concordo….ate parecer uma opinião melhor contraria q me faça mudar de idéia…

    parece razoavel.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: