A faculdade é a melhor fase da vida? Espero que não.

Essa é uma frase que você ouve direto quando você é universitário: “esta é a melhor fase da sua vida”. Estive pensando sobre isso e cheguei a conclusão de que se isso for verdade, na verdade é uma má notícia.

Uma vez um chefe escoteiro disse para a gente que a adolescência não é a melhor fase da vida, porque isso significaria que a nossa vida nunca mais seria tão boa. Percebem como é um pensamento deprimente? Eu vou mais além e digo que não existe a “melhor fase da vida”. Todas são boas de sua forma particular, são experiências muito diferentes. É como comparar batata frita e My Little Pony.

Vamos encarar os fatos: a faculdade não é tão boa assim porque não tem bronies em todo lugar..

Vamos encarar os fatos: a faculdade não é tão boa assim porque não tem bronies em todo lugar. Imagina uma cama assim na sua república?

Talvez a universidade seja a melhor fase da vida porque é o momento em que você descobre a área do conhecimento pela qual se interessa, porque é o período mais fácil para morar com seus amigos (coisa que nunca me chamou a atenção, diga-se de passagem), porque tem as melhores festas, porque você tem boa parte da liberdade sem precisar trabalhar. Mas sabe que isso nem sempre é a melhor coisa do mundo?

Eu já trabalhei e sinto falta. Sinto falta do ambiente de trabalho (ter colegas de trabalho, de preferência todos com dinheiro, é uma experiência bastante peculiar), de poder comprar coisas com o meu trabalho, que é algo muito gratificante. A liberdade da vida universitária é parcial: o dinheiro é curto e você ainda deve algum tipo de satisfação a alguém por ele, por melhor que seja essa pessoa.

Tem coisas muito pessoais que me irritam bastante na minha vida atual. Ainda não sou um adulto completo, ainda sinto muitas angústias da adolescência. Tenho alguns problemas de relacionamento, me sinto inseguro e com baixa auto-estima quanto a minha ~vida amorosa~, mesmo sabendo que as pessoas têm isso em todas as idades eu ainda acho que muito tem a ver com eu ser jovem. Eu já melhorei bastante nesse quesito, já me sinto um pouco mais tranquilo e me parece que tenho campo para melhorar. Ser jovem em grande parte significa não estar certo sobre sua própria vida, sobre sua identidade, ter uma certa angústia, não conseguir estar em paz. Parece que a crise da meia-idade é quase a mesma coisa, mas enfim…

No geral, o que eu sinto é que cada fase da minha vida é melhor que a anterior. Estou cada vez mais contente com a minha idade, com as minhas novas responsabilidades (menos arrumar a casa, essa não desce mesmo, desculpa sociedade), com o rumo que minha vida parece tomar. Alguns “retrocessos” aparecem, mas sempre que penso melhor sobre isso eles parecem ser momentâneos.

Se eu posso concluir alguma coisa sobre esse assunto, é o seguinte: não existe “melhor fase da vida”. E pelo visto, cada fase é melhor que a anterior.

Marcado:, , , , , , , ,

3 pensamentos sobre “A faculdade é a melhor fase da vida? Espero que não.

  1. Kamila abril 24, 2013 às 11:23 Reply

    Adorei, sempre sinto isso, já que não saio muito e tenho mais coisas a fazer do que no ensino médio. :~~

  2. Rufus abril 24, 2013 às 13:35 Reply

    Lixo comunista travestido de humanismo.

Deixe uma resposta

